Capítulo 1
Modelos de Negócios
Ao decidir estruturar um e-commerce, a empresa pode optar por diversos modelos de negócios.
O Guia foi desenvolvido com o objetivo de clarear o processo e mostrar a importância de todas as etapas do e-commerce brasileiro. Um conteúdo de altíssimo nível para analisar as diferentes frentes do e-commerce e detalhar as iniciativas mais adequadas para quem deseja alcançar o “estado da
arte” no comércio eletrônico.
Este resultado só foi possível porque conseguimos reunir mais de 40 profissionais que estão na linha de frente do e-commerce no Brasil.
Ao decidir estruturar um e-commerce, a empresa pode optar por diversos modelos de negócios.
O planejamento precisa contemplar as diversas frentes da operação.
Impossível dissociar o sucesso (ou o fracasso) de um e-commerce do backoffice.
O primeiro aspecto a ser considerado na escolha da plataforma de e-commerce é que cada empresa deve analisar suas necessidades específicas.
Os marketplaces são um modelo de negócio consolidado no Brasil e representam a maior parte das vendas dos e-commerces no país.
Devido à quantidade de pessoas presentes nas redes sociais e nos serviços de mensageria, é difícil ignorar a sua importância para qualquer negócio.
Depois de ter escolhido a plataforma de e-commerce, podemos dizer que a decisão mais difícil será: como contratar agência digital de implantação?
Implantado o e-commerce, é importante considerar o que precisa ser feito para tornar o negócio rentável.
A performance do e-commerce está associada, diretamente, à otimização dos resultados na aquisição de clientes e aos esforços relacionados à fidelização.
A busca orgânica é um dos principais canais de tráfego para e-commerces e sites transacionais no mundo inteiro, respondendo por 34,6% das vendas, segundo estudo da Conversion.
Os pagamentos no e-commerce são fundamentais para vendas online com segurança tanto para quem vende quanto para quem compra.
O ecossistema do e-commerce é enorme e envolve a participação de empresas de diversos segmentos de atuação, e integrar sistemas dentro do e-commerce é altamente necessário.
A logística representa um grande desafio para os empreendedores no Brasil, em especial quando relacionada ao custo do frete.
Conhecer as regras que valem para a relação consumerista é importante para os fornecedores pois regulamentam questões ou aspectos específicos.
O modelo de full commerce ou full service é uma forma de terceirização total ou parcial das competências necessárias para o e-commerce.
A proposta do Comitê é orientar sobre a adoção de práticas bem-sucedidas no e-commerce e promover a realização de ações coletivas para o desenvolvimento contínuo do setor.
Entre os projetos realizados, destaque para o Guia de E-commerce que será lançado em breve, elaborado por profissionais que são referência no mercado.
Conheça o comitê