Sobre o Guia

O Guia foi desenvolvido com o objetivo de clarear o processo e mostrar a importância de todas as etapas do e-commerce brasileiro. Um conteúdo de altíssimo nível para analisar as diferentes frentes do e-commerce e detalhar as iniciativas mais adequadas para quem deseja alcançar o “estado da
arte” no comércio eletrônico.

Este resultado só foi possível porque conseguimos reunir mais de 40 profissionais que estão na linha de frente do e-commerce no Brasil.

Guia de E-commerce Abradi 2022

Acesse o conteúdo

Capítulo 1

Modelos de Negócios

Ao decidir estruturar um e-commerce, a empresa pode optar por diversos modelos de negócios.

Capítulo 2

Planejamento

O planejamento precisa contemplar as diversas frentes da operação.

Capítulo 3

Backoffice

Impossível dissociar o sucesso (ou o fracasso) de um e-commerce do backoffice.

Capítulo 4

Plataformas de e-commerce

O primeiro aspecto a ser considerado na escolha da plataforma de e-commerce é que cada empresa deve analisar suas necessidades específicas.

Capítulo 5

Marketplaces

Os marketplaces são um modelo de negócio consolidado no Brasil e representam a maior parte das vendas dos e-commerces no país.

Capítulo 6

Redes sociais e Mensageria

Devido à quantidade de pessoas presentes nas redes sociais e nos serviços de mensageria, é difícil ignorar a sua importância para qualquer negócio.

Capítulo 7

Implantação

Depois de ter escolhido a plataforma de e-commerce, podemos dizer que a decisão mais difícil será: como contratar agência digital de implantação?

Capítulo 8

Evolução (On Going)

Implantado o e-commerce, é importante considerar o que precisa ser feito para tornar o negócio rentável.

Capítulo 9

Performance

A performance do e-commerce está associada, diretamente, à otimização dos resultados na aquisição de clientes e aos esforços relacionados à fidelização.

Capítulo 10

SEO - Search Engine Optimization

A busca orgânica é um dos principais canais de tráfego para e-commerces e sites transacionais no mundo inteiro, respondendo por 34,6% das vendas, segundo estudo da Conversion.

Capítulo 11

Meios de Pagamento e Análise de Risco

Os pagamentos no e-commerce são fundamentais para vendas online com segurança tanto para quem vende quanto para quem compra.

Capítulo 12

Integrações

O ecossistema do e-commerce é enorme e envolve a participação de empresas de diversos segmentos de atuação, e integrar sistemas dentro do e-commerce é altamente necessário.

Capítulo 13

Logística

A logística representa um grande desafio para os empreendedores no Brasil, em especial quando relacionada ao custo do frete.

Capítulo 14

Assuntos Jurídicos

Conhecer as regras que valem para a relação consumerista é importante para os fornecedores pois regulamentam questões ou aspectos específicos.

Capítulo 15

Full Commerce

O modelo de full commerce ou full service é uma forma de terceirização total ou parcial das competências necessárias para o e-commerce.

O Comitê

Guia de E-commerce 2022 Abradi

A proposta do Comitê é orientar sobre a adoção de práticas bem-sucedidas no e-commerce e promover a realização de ações coletivas para o desenvolvimento contínuo do setor.

Entre os projetos realizados, destaque para o Guia de E-commerce que será lançado em breve, elaborado por profissionais que são referência no mercado.

Conheça o comitê

Baixe o guia completo

Apoio:

ABCOMM
Digitalks
E-commerce Brasil
Magalu
Com School

Organização:

ABRADi Regional São Paulo
Desenvolvimento: Saatis - Agência de Marketing Digital e Tecnologia